Fundo de Apoio Autônomo

Fundo de apoio autônomo para as comunidades do México afetadas pelos terremotos dos dias 7 e 19 de setembro de 2017

Fundo de apoio autônomo para as comunidades do México afetadas pelos terremotos dos dias 7 e 19 de setembro de 2017.

Traducción Español
English Translation
Deutsch-Übersetzung
Traduzione Italiana
Traduction Française

Organização

Os seguintes coletivos e projetos autônomos se reuniram para organizar e promover um fundo para apoiar as comunidades afetadas pelos terremotos dos dias 7 e 19 de setembro de 2017 no México.

Coletivos organizadores deste fundo:

  • . Escuela de Cultura Popular Mártires del 68 @EscuelaDeCulturaPopularMartire sDel68
  • · Subversiones subversiones.org
  • · Rancho Electrónico ranchoelectronico.org

Os coletivos participantes arrecadarão doações ao fundo, coordenarão e documentarão a distribuição de recursos a projetos ativos de apoio, organizados por entidades não governamentais e sem vínculos com partidos políticos.

Muitxs amigxs e companheirxs de redes de coletivos e ativistas autônomxs buscaram cada um dos nossos coletivos perguntando como ajudar. Este fundo autônomo de apoio é nossa proposta para assegurar que as doações que recebamos sejam administradas coletivamente para apoiar os esforços de projetos autônomos que continuam ajudando as comunidades mais afetadas pelos terremotos. A lista inicial de coletivos que organizam este fundo se reuniu a partir do apoio mútuo, da confiança e da necessidade de uma resposta rápida. Podemos incluir coletivos adicionais à lista de organizadores na medida que formos avançando. Todas as doações podem ser utilizadas para apoiar esforços dos coletivos participantes, assim como de outros coletivos autônomos, comunidades e projetos no México com os quais estamos em contato.

Doações:
Você pode fazer uma doação ao fundo através dos seguintes métodos:

Conta de Banco
Banco: BANAMEX
conta no nome: Minerva Cuevas López
Cta. Perfiles 4297330
CLABE 002180012842973308
SWIFT: BNMXMXMM

Crowdfunding:
Devido às limitações de tempo, ainda não temos uma campanha de crowdfunding disponível. Atualmente estamos vendo opções. Por favor, utilize Paypal por enquanto.

Por favor, envie por email o comprovante da sua doação a:
fondo-de-apoyo-autonomo@riseup.net

Manteremos sua doação anônima, mas documentaremos a quantia total de doações e como serão usadas nesta página.

Período de tempo
Assim que as doações chegarem, começaremos a usá-las para financiar os projetos mais urgentes e nos reportaremos conforme formos avançando.
Continuaremos aceitando doações até o dia 26 de novembro de 2017.
Nos comprometemos a canalizar todas as doações ao fundo e a proporcionar informes detalhados antes do dia 31 de dezembro de 2017, no final do projeto.

Contexto:
Durante as últimas semanas, vimos expressões profundas de amor e de solidariedade. As pessoas se uniram para resgatar sobreviventes depois dos devastadores terremotos no México. O primeiro terremoto ocorreu nos estados de Oaxaca e de Chiapas, e o segundo na Cidade do México, nos estados de Puebla e de Morelos. A transformação da vida cotidiana de milhares de pessoas, sem vínculos prévios entre si, sem treinamento e sem ordens, em equipes de resgate altamente funcionais, escavando vítimas de edifícios caídos com a mãos, orientando a chegada de água e de tratamento médico, salvou muitas vidas muito antes que as autoridades pudessem reagir.1
Mas durante este tempo, também vimos o abominável comportamento dos partidos políticos que condicionam a distribuição de mantimentos e recursos aos seus partidários, em negligência geral para com as comunidades menos favorecidas que sofreram os maiores danos no estado de Oaxaca. Também vimos o principal monopólio televisivo (Televisa) fabricando falsas narrações para conseguir audiência2, as autoridades da Cidade do México fomentando a introdução de maquinaria pesada para limpar edifícios derrubados apesar dos informes de mais vítimas soterradas3, a polícia atacando os trabalhadores voluntários de resgate e confiscando ferramentas e mantimentos doados pelo povo.4
Na medida que os dias forem passando, essas tensões só vão piorar, quando a mídia comercial e o governo voltarem a virar as costas ao povo. Nos preocupa especialmente que as necessidades das comunidades que têm sido mais críticas dos abusos do governo e que continuam em resistência na defesa da sua autonomia, possam ficar vulneráveis e excluídas de qualquer ajuda humanitária oficial.

Projetos ativos que gostaríamos de apoiar

Escuela de Cultura Popular Mártires del 68
As doações são usadas para lonas, capacetes, luvas, macetes, martelos, óculos de proteção e tudo o que for necessário na Cidade do México, nos estados de Morelos e de Puebla.

Radio Totopo
Projeto de rádio grátis. Equipamento básico danificados. Estão coordenando a comunicação e a resistência entre outras zonas e comunidades de Oaxaca. Se centram na reconstrução de casas danificadas das pessoas mais necessitadas da região. Primeiro é preciso retirar o cascalho e depois instalar estruturas temporais para as pessoas que não queiram deixar suas propriedades. Elas necessitam praticamente tudo. A rádio tem sido um catalizador de inúmeras iniciativas regionais e nacionais relacionadas com a luta contra o neoliberalismo e contra os mega-projetos, em especial os projetos de resistência contra empresas eólicas que se estabeleceram no estado de Oaxaca sem consulta nem benefícios para as comunidades indígenas.

Subversiones
Coletivo de comunicação com sede no território conhecido como México. Está colaborando com a cooperativa Cráter Invertido e com o restaurante Comixcal na Cidade do México, com o fim de apoiar diversas comunidades no Istmo de Tehuantepec e a escola preparatória comunitária José Martí em Ixhuatán (também em Oaxaca), que requerem: albergues temporais, restaurantes comunitários na região e a reconstrução da escola – que sofreu danos graves durante o sismo do dia 7 de setembro. O dinheiro arrecadado se utilizará para apoiar o transporte na região e para comprar materiais que não se arrecadaram nos centros de arrecadamento, assim como verduras.

Várias brigadas autônomas no estado de Puebla

Contato:
Se você tiver alguma pergunta sobre o fundo ou sobre nosso processo, envie um email a:

fondo-de-apoyo-autonomo@riseup.net

1 subversiones.org/archivos/130604
2 aristeguinoticias.com/2409/mexico/frida…
3 sinembargo.mx/22-09-2017/3313564
4 desinformemonos.org/policia-agrede-volu…