Drones DIY – Por Onde Começar?

Se você gosta de entender como as coisas funcionam e também gosta de desafios, drones DIY é o caminho a se seguir, pois nessa modalidade você precisa montar o seu drone do zero, escolhendo motores, controladora de voo, ESCs, etc. DIY é a sigla de “Do It Yourself”, que traduzindo fica “faça você mesmo”.

A vantagem de construir um drone DIY é a possibilidade de alterar, aperfeiçoar e ajustar o drone para suas necessidades, além de poder deixar o valor final do projeto um pouco mais barato. Acho que nesse último ponto todos têm interesse, certo?

 

Tipos de Drones DIY

O Drones DIY são divididos em algumas categorias que variam em relação à complexibilidade da construção. Construir drones DIY exige bastante paciência. Se você é novo nesse tipo de projeto, o processo pode ser difícil e até perigoso. Você pode querer começar com brinquedos ou RTF ,“Ready To Fly” (pronto para voar, em português), que já incluem tudo que você precisa e não precisa de montagem. Veja a seguir os tipos DIY:

ARF – “Almost Ready to Fly” (quase pronto para voar)

Se você tem pouca experiência em construir coisas, um kit ARF pode ser um bom kit de drone DIY para começar. Este tipo de kit normalmente inclui o frame, motor, e a maioria das partes principais. Ele já vem parcialmente montado, pode precisar de um transmissor ou receptor, e a maioria precisa de uma bateria e um carregador.

Drone Kit

Esse é o seguinte ao ARF em nível de desafio, esses kits normalmente incluem quase todos os itens necessários, normalmente só precisando escolher e comprar separadamente o receptor, transmissor, bateria e controlador de voo. Porém, esses kits variam bastante, sendo sempre necessário observar o que está incluso. Lembre também de verificar se os itens que você vai adicionar são compatíveis com os padrões do kit.

Drone Customizado

Esse é para os mais experientes e para os que procuram um desafio maior. Este tipo de drone combina produtos de diversos fabricantes para criar um sistema funcional. Para este tipo de drone, você vai precisar entender de diversos componentes necessários para construir o seu próprio e entender de técnicas básicas de eletrônica a até mesmo como fazer uma solda.

Geralmente, as partes de um drone customizado são:

  • Frame;
  • Transmissor;
  • Controladora de voo;
  • Placa de distribuição;
  • Controlador Eletrônico de Velocidade (ESCs);
  • Motor brushless;
  • Hélices;
  • Bateria de polímero de lítio (LiPo);
  • Carregador/balanceador de baterias LiPo;

Construindo Seu Primeiro Drone DIY

Drone Jaderson Alumínio
Drone modelo F450 feito por Jaderson, usando alumínio e acrílico.

Há ótimos sites em inglês para você construir seu primeiro drone, como o DIY Drones, Oscarliang e o Instructables, mas se quiser algo nacional, alguns canais no Youtube dão uma boa direção, alguns deles são o Coisas Que Voam e o Mundo Drone.

O valor de um projeto drone DIY pode varias bastante de acordo com o tipo que você irá construir, escolhendo um com a base do F450 vai te fazer gastar por volta de uns R$600,00  com controladora KK e sem contar transmissor e taxas aduaneiras. É um ótimo custo x beneficio e pode ser uma diversão ou um desafio de um fim de semana para quem gosta de construir coisas.

As 4 Principais Áreas da Construção do Drone

Assim que você decidir o tipo de drone DIY que deseja construir (ex. quadricoptero, hexacoptero, etc.), você deve aprender sobre as 5 áreas da construção de um drone DIY, que são:

  • Mecânica
  • Propulsão
  • Controle
  • Sensores
  • Vídeo

Drones DIY: Mecânica

Na parte mecânica os principais itens são o frame, o trem de pouso e os amortecedores. O frame deve ser resistente a pancadas e suportar o peso, o trem de pouso serve para elevar o nível do frame e absorver um pouco do impacto no pouso.

Os amortecedores são usados principalmente na controladora de voo, eliminando ruídos dos sensores, e na câmera de FPV, para evitar vibração ou uma imagem com o famoso efeito gelatina, no qual a imagem fica ondulando.

Drones DIY: Propulsão

Propulsão é o que levanta seu drone. Uma das mais importantes características para essa área são as hélices. As hélices que você escolher vai definir se seu trone vai ter mais força ou velocidade. Geralmente são utilizadas hélices com 2 a 4 lâminas, ainda existe a opção de utilizar lâminas dobráveis, que pode facilitar na hora de guardar.

Outro importante componente  é o ESC ou “Controlador Eletrônico de Velocidade”. Esse dispositivo controla a velocidade na qual o motor do drone irá girar e conecta a bateria, o motor e a controladora de voo.

Em seguida, você vai ter que escolher uma fonte de energia. Bateria Lipo é a mais usada nos drones por causa da sua densidade energética ser uma das melhores, porém existem outras opções. Você vai precisar também de uma placa de distribuição de força ou cabo para espalhar a energia entre os dispositivos.

Drones DIY: Controles

Existem diversos componentes que podem ser integrados no controle do drone DIY. Os mais importantes são um controle remoto e uma controladora de voo. Um controle remoto é o dispositivo que envia sinais para o receptor do drone.

A controladora de voo é como se fosse o “cérebro” do drone. Como um computador, ela processa todos os dados dos sensores e sinais. Dependendo da tecnologia embutida na controladora, ela pode ter GPS, barômetro, bussolo e mais.

Drones DIY: Sensores

Existe uma infinidade de sensores para se adicionar a um drone, porém isso vai depender de seu conhecimento e de quanto você pode gastar. Como exemplo há os seguintes sensores:

  • Acelerômetro: um sensor que permite seu drone DIY  aferir a orientação em relação ao solo.
  • Barômetro: um sensor que afere a pressão e permite determinar a altitude do voo.
  • Compasso: um sensor que disponibiliza a orientação em relação ao norte magnético.
  • GPS: sistema de posicionamento por satélite que determina a localização espacial do drone.

Existem muitos outros sensores , porém esses já são suficientes até para fazer automação de voo, mas é bom começar com poucos para ir se acostumando com as funcionalidades.

Drones DIY: Vídeo

O vídeo feito através dos drones é uma das melhores partes, tanto para quem faz imagem área, quanto para quem voa com FPV. Mas se você não deseja adicionar, pode baratear seu projeto excluindo essa parte.

FPV ou “Visão em Primeira Pessoa” é uma opção para quem quer se colocar no lugar fictício do piloto. A transmissão é feita em tempo real para ser exibida em um monitor, smartphone ou óculos de realidade virtual.

Uma outra opção é colocar uma action camera, como a GoPro ou Xiaomi Yi, que muitas pessoas utilizam para fazer belas imagens com os novos ângulos de vista que o drone proporciona.

Tutoriais Para Começar com Drones DIY

Aqui estão alguns vídeos para começar com os drones DIY:

Nesse vídeo o Marcos Benício ensina a construir um drone DIY básico, usando um frame F450. É ótimo para quem ta começando e quer ter uma ideia de como as coisas funcionam. O objetivo principal dele é usar peças de baixo custo, a proposta é gastar por volta de R$550, mas nesse valor não estão inclusas as taxas e o transmissor.

Esse tutorial é do canal Coisas Que Voam, é uma serie completa de 21 vídeo falando sobre cada passo de montagem de um F450, usando a placa controladora APM e GPS. No canal você ainda encontra vários vídeos sobre os drones, incluindo reviews, tutoriais e muita coisa interessante.

O canal Mundo Drone é outra ótima fonte de informação, lá você vai encontrar desde reviews, comparações e tutoriais bem explicados. Esse tutorial é mais avançado e exige um conhecimento maior, nele você pode aprender a fazer um hexacoptero para usar em imagens aéreas, inclusive há aplicação com gimbal nos passos, vale a pena conferir.

Drones DIY: Comece Devagar

A paixão por drones DIY pode começar antes mesmo de você construir o primeiro, por isso tenha calma e primeiro faça uma pesquisa antes de sair comprando as peças. Examine o quanto você pode gastar, o tempo e quais conhecimentos são necessários.

Aprenda tudo que for necessário, veja como fazer, procure os preços na internet, compare sites e procure novas fontes de conhecimento. Inicialmente é difícil saber o que é ou não compatível, por isso é bom observar tutoriais que já possuem lista de itens pronta.

Se ficar com alguma dúvida e não conseguir avançar no projeto, existem comunidades que pode te ajudar a resolver o problema e dar dicas sobre qual caminho seguir. Caso queira participar de um grupo no whatsapp sobre dicas e manutenção de drones, deixe seu número nos comentários.