Blog
Os 10 Erros mais Comuns dos Pilotos de Mavic
- 20 de abril de 2017
- Postado por: DoctorDrone
- Categoria: Filmagem Aérea Novidades
Todos nós cometemos erros, seja você um piloto iniciante ou experiente. Mas é sempre bom evitar cometê-los! Atualmente, o drone Mavic é o mais(ou quase) popular da DJI, por isso, listamos hoje 10 erros mais comuns que os pilotos de Mavic cometem ao usar seu drone. Vamos conhecê-los!
Supor que os sistemas de visão estão sempre ativos
O Mavic é equipado com 5 câmeras e 4 delas compreendem os sistemas de visão para frente e para baixo. O Sistema de Visão para Baixo também é conhecido como o VPS (Vision Positioning System) ou Sistema de Posicionamento da Visão. O Downward Vision System ajuda o drone a estabilizar quando você está voando em ou abaixo de 13 metros. O Sistema de Visão Avançada ajuda o drone a evitar obstáculos, seja voando ao redor manualmente ou automaticamente voltando para casa.
Mesmo que esses sistemas sejam úteis, eles não vão te salvar de um acidente em todas as situações possíveis; isto é será particularmente efetivo nos locais de pouca luz, pois esses sistemas precisam de luz o suficiente para funcionar, por isso, se você estiver voando à noite, eles não estarão ativos. Ambos os sistemas de visão também não estarão ativos no modo esporte.
Existem algumas maneiras de saber se seus sistemas de visão estão ativos ou não. Uma delas é o LED na parte de trás do drone, também conhecido como “Indicador de Status da Aeronave”: quando os sistemas de visão estiverem inativos, piscará uma luz verde lentamente (se você tiver GPS) ou aparecerá um flash amarelo lentamente se você não tiver GPS.
A outra é com DJI GO 4. Você pode ver se os sistemas de visão do aplicativo estão inativos se o ícone do sensor no canto superior esquerdo estiver vermelho, assim os sistemas de visão ficarão inativos.
Supor que o sistema de detecção frontal pode detectar tudo
O sistema de visão direta nem sempre vai detectar objetos finos, como linhas de energia ou galhos de árvores, ou superfícies transparentes como janelas de vidro. Enquanto as capacidades para evitar obstáculos do Mavic podem potencialmente salvar seu drone, sempre é inteligente voar com segurança e evitar obstáculos manualmente quando possível.
Não remover a tampa do gimbal durante o voo
Vamos falar sobre a terminologia Mavic. O DJI Mavic tem 2 peças de plástico protegendo o seu gimbal:
Gimbal Cover: é a bolha “capacete do astronauta” que protege o seu gimbal e a lente da câmera de serem danificados.
Gimbal Clamp: é o que mantém o gimbal no lugar, bloqueando-o ao se movimentar durante o transporte.
Deixar o Gimbal Cover durante o voo não é necessariamente um erro, dependendo do que você for fazer. Deixando coberto durante o voo irá certificar-se de que o gimbal do seu Mavic é protegido de elementos como poeira ou água. Ele lhe dará um extra de proteção se você estiver preocupado em bater em alguma coisa.
Então, se você planeja apenas explorar sua área ou dar um zoom ao redor (com segurança) no modo esporte, você pode deixá-lo. Isto não afetará o desempenho do gimbal ou do voo.
Mas, se você quiser uma melhor qualidade de imagem, é possível e também uma boa ideia remover a tampa. Por exemplo, removê-la permite que você obtenha o brilho da lente e suas fotos podem não parecer limpas se a tampa estiver suja.
Então, existe uma opção de troca: deixar a capa para proteção extra ou tirá-la para obter a melhor qualidade possível da imagem.
Esquecer o grampo do gimbal
Lembre-se de retirar o grampo do gimbal antes de ligar o Mavic e colocá-lo de volta quando você for guardar! O Mavic, certamente, tem o tempo de configuração mais rápido de qualquer drone DJI fabricado até agora, mas pode ser fácil de esquecer o grampo durante a configuração e quando você está colocando ele longe.
Se você deixar o grampo enquanto se está carregando o drone, os motores de gimbal vão tentar inicializá-lo e, finalmente, falharem. A barra de status do drone no DJI GO também lhe avisará.
Esquecendo-se de remover o Gimbal Clamp e as voltagens dos motores gimbal, ao longo do tempo diminuirá a longevidade do gimbal. Caso você esqueça de colocá-lo após o voo, ele irá se mover durante o transporte, e as chances de ser danificado vão aumentar.
E se você está se perguntando qual é a melhor forma de colocar o
grampo do gimbal, assista o vídeo a seguir que explica como colocá-lo:
Voar em Ambientes Inadequados
Existe uma série de ambientes sugeridos para você não voar:
Não use o drone em condições climáticas severas, incluindo altas velocidades de vento, neve, chuva e/ou nevoeiro.
Voar somente em áreas abertas. As estruturas metálicas altas ou grandes podem afetar a precisão da bússola de bordo e do GNSS.
Evite obstáculos, multidões, locais de alta tensão, árvores e água.
Minimizar a interferência evitando áreas com altos níveis de
eletromagnetismo, incluindo estações de base próximas e torres de
transmissão de rádio.
O desempenho da aeronave e da bateria está sujeito a fatores ambientais
como a pressão do ar e a temperatura. Por isso, tenha muito cuidado ao
voar em altitudes acima de 6 mil metros do nível do mar, pois o
desempenho da bateria e do drone podem ser afetados.
Bater ao Travar
Digamos que você esteja voando muito rápido e, de repente, percebe que há um obstáculo na frente do seu Mavic, e mesmo se você parar de empurrá-lo para a frente, ainda vai seguir para frente por causa da inércia.
Enquanto o sistema de visão direta pode proteger o drone em tais situações, como já falamos, o sistema de visão dianteiro não estará sempre ativo e não reconhecerá todos os objetos. Se você está lançando-o em direção a uma obstrução e soltando o stick antes de alcançá-lo, o seu drone poderá falhar.
Lembre-se de que é preciso tempo para o seu drone frear e manter uma distância segura dos obstáculos!
Falha ao evitar obstáculos fora da visada
Quando você voa com seu drone além do campo de visão, é possível que você vej o que está envolvendo seu drone com a visualização da câmera no aplicativo DJI GO. Nessas situações, você estará muito mais propenso a falhas.
Voe apenas dentro do campo de visão! Se você tiver necessidade de voar além do campo de visão, certifique-se de ter outra pessoa como observador e definir a altura RHT maior do que o obstáculo mais alto na área.
Voar para trás rapidamente
Enquanto o Phanton 4 Pro tem um sistema de visão traseira, o Mavic Pro não. Uma vez que a câmera deste só pode “olhar” para frente, é impossível visualizar o que está por trás dele na visão de câmera. Há sempre uma possibilidade de falhar caso você esteja voando para trás em velocidade e olhando para a tela do seu computador ou tablet.
Voar dentro de casa
Vários novos pilotos testam seus drones dentro de casa. Porém, devido à falta de amplo sinal de GNSS no ambiente, é muito mais provável que o Mavic caia. Mesmo com o sistema de visão para baixo ativo, muitos lugares são monocromáticos, o que torna mais difícil para o sistema detectar padrões de superfície e se estabilizar em conformidade.
Além disso, muitos pisos são de carpet, o tapete absorve o ultrassom e, os drones DJI usam também sensores ultrassônicos para se estabilizarem.
Se você é um piloto experiente e sabe o que está fazendo, vá em frente e voe para dentro. Mas não pratique o voo dentro de casa se você é um novato! Prefira praticar no simulador de voo do DJI GO ou em um local aberto.
Falha durante o RTH
Muitos usuários não entendem exatamente como o RTH trabalha e se perguntam por que seus drones aterrissaram em vez de retornar ao ponto de origem, ou por que o drone voou em alguns galhos de árvore quando eles iniciaram o RTH.
Em primeiro lugar, se você manda o Mavic voltar para casa dentro de 5 metros do ponto de origem, o drone vai para o solo onde está em vez de subir até a altura RTH e retornar ao ponto de origem.
Se o RTH for acionado dentro de 5 e 20 metros do ponto da casa e osSistema de visão de avanço estiver ativo, ele subirá a 10 metros, já se você estiver voando abaixo de 10 metros, ele retornará ao ponto de origem e se estiver acima de 10 metros, ele retornará à altitude atual.
Mas se o sistema de visão avançada não estiver ativo, o drone aterrissará automaticamente. Finalmente, se o drone estiver a mais de 20 metros de distância, ele subirá para a altura RTH que você definir no aplicativo, também se for inferior àquela altura antes da função ser acionada.A menor altura RTH que você pode definir é de 20 metros.
Lembre-se que você pode pressionar o botão “pause” no RC para parar o processo RTH a qualquer momento!
A Escola de Drones tem curso presencial de DJI Mavic em Curitiba e Fortaleza, para você aprender mais e preservar seu investimento! Basta se inscrever no curso de piloto de drone presencial e solicitar que a sua aula seja realizada com o Mavic.
Adaptado por Letróloga para Escola de Drones.
Parabens pelo editorial, muito bem explicativo e interessante, foi muito útil para algumas dúvidas que eu tinha.
Muito obrigado.
Obrigado. Muito útil esse artigo.
Bacana msm o tuto, me ajudou em algumas dúvidas que tinha. Obrigado!
Bom conteúdo, porém há um erro em seu texto onde fala do grampo do Gimbal. No primeiro parágrafo vc diz para colocá-lo de volta quando for voar. Creio que a sua ideia seria “colocá-lo de volta qdo for TRANSPORTAR”.
Obrigado Juliano, corrigido, realmente a frase estava errada.
Gostaria de saber quanto a voar com ele na chuva em suas diferentes intensidades. Sendo que vi um vídeo de um rapaz voando logo após um furacão na Flórida, furacão irma.
Existem Drones específicos para isso, com níveis de proteção variados, no entanto, não é recomendado com nenhum DJI da linha comercial, não são feitos para isso, problemas com oxidação tendem a surgir rapidamente.
Perfeito parabéns tirei minhas dúvidas
Bom dia, tenho uma dúvida sobre o RTH, a altura que marcamos para o subir e retornar é fixada pelo drone na posição que partimos ?
estou para viajar para o Canion Itaimbezinho e este canion tem profundidade de 700 metros, então se eu estiver voando dentro dele e perder sinal e o drone fizer o RTH ele estará considerando a altura de retorno de dentro do Canion ou do ponto onde ele partiu ?
José Roberto
Bom dia, ele realiza o climb até sair da altura negativa primeiramente e depois sobe o configurado, vai ser em relação ao ponto de decolagem.
Parabéns aos criadores deste post
Me ajudou muito, comprei a pouco meu Mavic Pro para uso recreativo
Pena que estou em São Paulo.
Gostaria de conhecer a escola.
Obrigado.
Comprei um Mavic Pró, que me chegou ontem e hoje fiz um vôo experimental e não tirei a proteção redonda. O que acontece é que o giro da hélice interfere na gravação da imagem. Todos são assim? Ou o meu possa precisar de alguma regulagem? Parabéns pelo artigo. Foi muito esclarecedor pra mim!
Câmera alinhada para frente só não aparece a hélice voando para trás, voando para frente deve inclinar a câmera para baixo (controle do tilt do gimbal).
Parabéns pelas explicações, comecei a voar tem pouco tempo e as explicações bem dizer salvaram meu mavic muito obrigado.
Muito bom explicou exatamente o que eu estava em dúvida parabéns
muito bom sua explicações