Exposição-debate sobre Fukushima e suas consequências

Atividade Proposta pela ILI

E há quem ainda consiga se preocupar com outros assuntos.

Arruinadas por conta de um terremoto seguido de maremoto, em março de 2011, as usinas nucleares de Fukushima passaram a representar uma enorme ameaça, para a vida na Terra, tal qual a conhecemos. Despejando de 400 a 800 toneladas de água radioativa no Oceano Pacífico por dia a catástrofe está longe de terminar. Há ainda milhares barris gigantescos que enferrujando na região litorânea com 700 mil toneladas de água alta radioativa no seu interior. Há também o núcleo de três reatores com mais de 200 toneladas de barras radiotivas que atualmente se misturaram com o aparato de contenção, derreteram e escaparam da válvula de segurança em direção ao solo, possivelmente entrando em contato com águas marinas subterrâneas e contaminando ainda mais todo o oceano.

Segundo especialistas de diversos países, desde 2011, a radiação se espalha pelo ar e pela água se espalha pelo mundo. Viaja nas águas dos lastros dos navios, e logo estará nas mercadorias que habitualmente consumimos, se acumulando nos seres vivos do topo da cadeia alimentar. Tendo sido o pacífico berço de toda radiação após três anos, pesquisas revelam que a camada de criaturas mortas na costa da Califórnia é em 2013 de 98%, em Janeiro de 2011, era de 1%. Estamos em meio a uma extinção em massa.

Nesta atividade teremos a apresentação destes e de outros dados com base em fontes jornalísticas e científicas. Busquem informações sobre o movimento anti-nuclear, seus motivos pouco divulgados Estaremos nós vivendo uma catástrofe global em andamento como testemunhas de crimes socioambientais além da compreensão humana?

Debate e apresentação
por Iniciativa Autónoma Anti Nuclear

16 de Janeiro – Quinta Feira – às 19h
Clube de Cultura de Porto Alegre
Ramiro Barcelos, 1855 – Bairro Bom Fim

   

Pessoal, vou dar uma de chata, pra variar um pouco, mas só pra ir entrando na nova dinâmica: vi que o evento para esta atividade foi criada através da página do espaço deriva. Acho que seria melhor se fosse criada através do clube de cultura… Insisto nessas coisas porque as pessoas que acompanham mais pela internet ficam realmente sem entender quem está fazendo o quê, e como acabamos de publicar a nota de encerramento do espaço, não faz muito sentido o próprio espaço estar chamando para uma atividade. Claro que a página pode ser usada para divulgar, mas daí pra divulgar uma atividade do clube. Mas enfim, fica pra próxima atividade :)