[CR2025] Instruções e dicas para voluntas do Install Fest

Nesta página temos um roteiro do espaço Install Fest da CryptoRave, com algumas informações sobre como o espaço funciona e algumas dicas que compilamos para as pessoas que forem se voluntariar no Install.

Dinâmica geral do espaço

A ideia do espaço é auxiliarmos as pessoas a libertarem seus computadores do software proprietário, através da instalação de um sistema operacional livre. Tradicionalmente, no Install da CR instalamos dois sistemas operacionais: Debian (por sua flexibilidade, e por ser considerada uma das distribuções linux mais comprometida com a filosofia do software livre), e Tails (por ser baseado em Debian, e pelo seu foco em privacidade e resistência a vigilância).

A dinâmica do espaço é simples: ficamos à disposição e conforme as pessoas forem chegando, explicamos como funciona o install e, caso a pessoa queira, iniciamos o processo de instalação.

Caso queria instalar Debian

Antes mesmo da instalação começar

  • Perguntamos se a pessoa está com o carregador do notebook (o processo pode demorar, então é melhor estar com o computador plugado e não só na bateria) e se tem um backup dos dados que gostaria de preservar. É importante resaltar que todos os dados do computador serão apagados no processo de instalação;
  • Perguntamos se a pessoa tem tempo disponível para acompanhar todo o processo de instalação (entre 1h e 1h30 em média, mas pode podendo demorar muito mais dependendo do caso – ex: a pessoa chega com um notebook com um HD de 2 TB e quer fazer um shred bit a bit antes de fazer a criptografia do disco. Nesses casos avisar que pode durar 3, 4 horas ou até mais, e a pessoa precisará ficar lá durante esse tempo todo)
  • Pedimos para que a pessoa assine o nosso termo de responsabilidade, para resguardar a CR no caso de problemas graves (nunca aconteceu, mas é sempre bom prevenir ;) )

O processo de instalação própriamente dito

  • Fazemos o boot com a mídia de instalação (levaremos instaladores já verificados em pendrives), iniciamos o processo e vamos explicando passo a passo cada tela da instalação, e a pessoa vai tirando as dúvidas e tomando todas as decisões a respeito da instalação, como senhas, ambiente gráfico a ser usado, etc. Importante: realizamos a instalação com criptografia total de disco, pelo nosso compromisso com privacidade e segurança.
  • Finalizada a instalação, fazemos um pequeno “tour” do novo sistema, e instalamos alguns softwares com ela, conforme ela apresentar suas necessidades de software.

Caso queira instalar Tails

  • A pessoa leva um pendrive, com pelo menos 8GB para ser instalado o Tails
  • Mostramos uma instalação de Tails funcionando, e fazemos um “tour” por ele com a pessoa.
  • Informamos que para a instalação do Tails, todos os dados daquele pendrive serão apagados. Por ser mais fácil de fazer backup de um pendrive, não costumamos pedir para que as pessoas que instalarem Tails assinem o termo de responsabilidade, entretanto, reforçamos com a pessoa que caso tenha algum dado que ela queira preservar no pendrive, é preciso fazer backup.
  • Fazemos a instalação do Tails no pendrive da pessoa

Em ambos os casos

  • Esse ano estamos com uma iniciativa nova: vamos criar um grupo de Signal para que as pessoas, caso queiram após a CR tirar alguma dúvida, ou se tiverem algum problema que não souberem resolver, tenham um contato com a gente para tentarmos ajudar. A ideia é criarmos uma comunidade mais perene entusiasta de software livre em torno da CR. Ao finalizar a instalação, convide a pessoa para, caso ela quiser, entrar no grupo.
  • Caso a pessoa queira entrar no grupo, reforçar com ela que para criar uma conta no Signal é preciso um número de telefone válido e uma forma de receber sms ou ligação

Pontos importantes a serem lembrados

  • Receber bem as pessoas! Tão importante quanto a pessoa sair com aquele Linux maravilhoso funcionando na máquina dela é ela sair de lá com uma primeira impressão boa sobre software livre!
  • Gerencie o tempo do seu turno! No Install nossos turnos são mais flexíveis pois o tempo de uma instalação pode variar bastante. Quando uma pessoa voluntária começa uma instalação, é desejável que ela acompanhe a mesma até o final, pois ela vai entender a história e as necessidades da pessoa desde o começo, evitando que ela tenha que se repetir. Claro, exceções existem, e sempre vamos dar uma força pra algum volunta que precise sair por algum motivo, mas é importante gerenciar seu tempo. Estaremos trabalhando em turnos longos (de 3 a 6 horas por turno), e se você, após muitas horas de turno for iniciar uma nova instalação, considere isso!
  • O install não é prestação de serviço! Recebemos muito bem a todas as pessoas no install, mas não estamos ali para realizar a instalação para elas. Estamos ali para auxiliar as pessoas a realizarem a instalação e para dar dicas sobre o processo. Estaremos tirando dúvidas e guiando, mas quem realizará a instalação é a pessoa! Dessa forma, situações como a pessoa sair e deixar seu computador sozinho com uma pessoa voluntária não devem ocorrer! Enfatizem com as pessoas que elas precisarão estar ali com vocês durante todo o processo de instalação!

Dúvidas recorrentes sobre o Install

“A pessoa quer instalar mas não fez backup. Temos como fazer backup?”

Não! Não temos HDs ou qualquer mídia para que façam backup, e não podemos nos responsabilizar pelos dados de outras pessoas. Sempre comunicamos para que façam seus backups em casa antes de trazerem suas máquinas para o evento. Vamos lançar em breve comunicações específicas sobre isso. Se a pessoa insistir, peça para que ela faça o backup em casa e retorne mais tarde para realizar a instalação, lembrando que o Install rola sem interrupções durante todas as 24 horas de evento.

“Fazemos dualboot?”

Como a ideia é libertar a maquina de software proprietário, a rigor não oferecemos fazer dual boot. Caso a pessoa peça, ofereça alternativas e explique as vantagens.

“Preciso levar mídia com os SOs?”

Não! A CR providenciará diversos pendrives com as imagens mais atuais de Debian já verificadas para que as pessoas voluntárias possam realizar as instalações. Levaremos imagens amd64 e i386 (em menor quantidade). Além disso, nos preocupamos com a integridade das imagens que estamos utilizando: todos os pendrives fornecidos pela CR possuem imagens verificadas para garantir que estaremos instalando a versão oficial dos sistemas operacionais, e não alguma imagem modificada cheia de virus cabuloso rouba dado minerador de shitcoin.

“Posso instalar a distro XYZ?”

Como cada distro Linux tem “seu jeitinho”, não podemos pedir que as pessoas voluntárias saibam instalar qualquer distro em qualquer computador. Por isso na install da CR nos focamos em Debian para computadores, por ser uma distro muito flexível, e por sua preocupação em utilizar ao máximo software livre, e Tails para uma distro live, por ser baseado em Debian, por seu foco em privacidade, segurança e resistência a vigilância digital.

Além disso, nos preocupamos bastante com a integridade das imagens. As imagens que a CR estará utilizando para a instalação são verificadas para garantir que são realmente as versões oficiais do Debian. Não teremos mídias de outras distros disponíveis para uso, e não oferecemos para as pessoas que elas instalem outras distros sem ser essas também por esse motivo. Caso ela peça para instalar uma distro diferente, veja a dúvida a seguir.

“A pessoa apareceu me pedindo para fazer algo que não sei fazer. O que faço?”

Acontece bastante de pessoas chegarem com algum hardware diferentão pedindo para instalar Linux, ou perguntando sobre alguma coisa muito específica, ou pedindo para instalar uma distro XPTO, ou querendo fazer coisas diferentonas. Quanto a instalar outras distros, geralmente negamos, pelos motivos citados anteriormente, mas sempre analisamos caso a caso. Em casos complexos, se você tiver o conhecimento (ou não tiver, mas estiver disposto a tentar resolver com a pessoa), lembre-se que você tem autonomia para isso. Mas se você não se sentir confortável, saiba que é totalmente aceitável nos negarmos a realizar instalações ou qualquer outro tipo de auxílio.

Dicas marotas

  • Conversando com a pessoa, tente ao máximo sempre instalar software livre e privativo, oferecendo alternativas aos produtos comerciais. Porém a ideia não é “não vou instalar x porque não é livre” se a pessoa quiser.

Dicas de instalação de Tails

  • Teremos panfletos do tails para que as pessoas possam ter uma introdução do projeto!
  • Durante o tour enfatize o aspecto amnésico do tails e mostre a função de “Armazenamento Persistente” para persistir dados de forma encriptada.

Dicas de instalação de Debian

  • Se faz tempo que não instala o Debian, vale dar uma praticada antes do evento, pra chegar com tudo fresquinho na cabeça! Tente fazer uma instalação completa em um computador antigo ou em uma máquina virtual.
  • na hora de configurar o usuario, pra configurar sudo deixe a senha de root vazia. Se esquecer só rodar, depois de instalado
     # usermod -aG sudo <nome_do_usuario> 
  • Durante o particionamento, utilize a opção de particionamento automático do disco inteiro com LVM criptografado (Guided – user entire disk and set up encrypted LVM)
    • Por padrão o instalador sobreescreve o disco (shred) para deletar os traços dos arquivos antigos, essa operação pode demorar bastante, explique a importância desse passo, mas dependendo do caso podemos pular (como no caso de HDs grandes).
  • Se o SO for instalado em um SSD, é legal selecionar a opção noatime no particionador (faz com que haja menos escritas no disco, prolongando a vida útil do pobre do SSD ;( )
  • Teremos um notebook com todos os ambientes gráficos que podem ser instalados no Debian! Durante a instalação apresente eles para a pessoa poder experimentar e decidir qual usar.
  • Com a instalação concluida, faça um pequeno tour, mostrando como conectar no wifi, usar navegador , navegador de arquivos etc. No caso do Gnome, uma coisa interessante é mostrar como habilitar o tema escuro e a temperatura de cor.
  • Durante o tour, é legal mostrar como instalar programas, como a loja de apps e o gerenciador de pacotes (não precisa abrir o terminal, mas se quiser, pra mostrar o potencial dele, também tá valendo ;) ).

Dicas de programas livres que podemos instalar

  • keepassxc: gerenciador de senhas
  • players de mídia: vlc, smplayer, mpv
  • mat2: remove metadados dos arquivos
  • alternativa ao paint: drawing ou mtpaint
  • editores de imagens: gimp e inkscape (imagens vetorizadas)
  • Software turbinado para captura de tela: flameshot
  • extrepo: configura de forma facil repositorios de terceiros (como do signal, spotify, vscode, docker etc …), por padrão apenas instala softwares livres (edite /etc/extrepo/config.yaml pra habilitar nonfree)
    • por exemplo, pra instalar o librewolf:
      • instale o extrepo:
        sudo apt install extrepo
      • habilite seu repo:
        sudo extrepo enable librewolf
      • atualize os repos:
        sudo apt update
      • instale:
        sudo apt install librewolf
  • backups: syncthing pra sincronizar arquivos diretamente entre dispositivos sem uso de nuvem
  • pra fazer backup usando serviços comerciais como google drive: rclone com gocryptfs – permite fazer backup de forma encriptada (tem na fdroid: droidfs)
  • santo graal dos backups: borgbackup