Cronicamente inviável

Baixe o filme aqui

versão streaming

Sinopse do sítio oficial:
“O filme “Cronicamente Inviável” narra trechos das histórias de vida de seis personagens (Alfredo, Amanda, Adam, Carlos, Luis e Maria Alice), mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. Estas situações têm como fio condutor um restaurante num bairro rico de São Paulo, que é de propriedade de Luis (Cecil Thiré). Ele é um homem de meia idade, refinado, acostumado com as boas maneiras, mas ao mesmo tempo irônico e pungente. Alfredo (Umberto Magnani) é um escritor que está realizando um estranho passeio pelo país, buscando compreender, a partir de uma visão ácida da realidade, os problemas de dominação e opressão social. Adam (Dan Stulbach), recém chegado do Paraná, é o mais novo garçom do restaurante de Luis, e se destaca dos demais empregados por sua descendência européia, tanto por seu aspecto físico, quanto por sua boa instrução e insubordinação. Maria Alice (Betty Gofman) é uma carioca classe média-alta que está sempre preocupada em manter o mínimo de humanidade na relação com as pessoas de classe mais baixa. É casada com Carlos (Daniel Dantas), um homem com uma visão pragmática da vida, que acredita na racionalidade como forma de tirar proveito da bagunça típica do Brasil. Amanda (Dira Paes), gerente do restaurante de Luis, é uma pessoa cativante, com um passado incerto, encoberto pelas várias histórias que costuma contar para os amigos e os refinados clientes do restaurante."

 

Excelentíssimo filme! Recomendo a todos, principalmente pela problemática levantada por ele que trás questões bem interessantes de serem avaliadas num contexto libertário, em relação de coerção entre as classes sociais, a felicidade como mecanismo de dominação e condicionamento social, exploração da miséria, além do filme tratar de uma hipocrisia egocêntrica profundamente débil somadas a ignorância, individualismo e apatia na sociedade brasileira, em suas diversas esferas deficiências morais, éticas e sociais. É um retrato bem explícito do brasil que insurge com assuntos como a violência policial em cenas de espancamentos de adolescentes e um índio de forma sádica pela PM, e outras cenas como atropelamentos de crianças de rua, indigência moribunda com que pessoas mais desprezadas do que animais comem restos do lixo para sobreviverem sem nenhum direito resguardado, crianças abandonadas nas ruas se matando entre si por um brinquedo doação de uma burguesa buscando a unção de uma caridade oca e egoísta, mães vendendo seus próprios filhos por não ter condições para sustenta-los, ou escritores massacrados pela crítica reacionária da classe dominante tendo que traficar órgãos pelo país para tentar escapar da miséria, enfim, tudo de maneira inteligente e muito bem construída. Cada personagem expõe uma parcela da sociedade brasileira, e se reparar todos são muito repulsivos haha o mais q se salva é garçom e o mesmo faz questão de deixar claro que é polonês hahaha Enfim, trata-se de um filme sóbrio com temas adultos e que com certeza trás críticas e questionamentos sobre a sociedade como ela foi e é, e sobre o que nós podemos fazer pra mudar isso (cena da prisão do Adam) que são muito importantes para todos principalmente sob a tensão política que se encontra o país em 2014, Sergio Bianchi fez com esse filme uma ótima forma de trazer essas questões de uma forma massiva de grande alcance e impacto, acho que todos deveriam assistir tanto este filme dele como Quanto Vale ou É Por Quilo? Inclusive por seguirem por um caminho meio morbido meio ácido muito semelhante.

 
   

Assisti recentemente, Eles e o Quanto Vale ou é por Kilo. Foram achados incríveis! Ele morou numa squat durante um tempo na inglaterra, junto de uma galera punk e talz… Acho que isso deixou os filmes dele mais pontuais e objetivos! rs