Livro "Auto-ajuda e auto-defesa - manual para ativistas feministas"

 

Link para o livro em inglês:
www.genderit.org/resources/self-care-se...

Se alguém se dispôr à traduzir, publique o link aqui depois.

<3

 
 

Encontrei em espanhol, está anexado aqui ao lado —→

Este manual de auto-ajuda escrito por Marina Bernal e outras, com a colaboração de Artemisa, Elige e CREA, propõe às ativistas feministas empreender uma jornada de auto-exploração para aprender a construir suas próprias estratégias de autodefesa. Aprofundar nosso autoconhecimento nos ajudará a entender nossas limitações e forças, o que nos torna fortes e o que nos torna vulneráveis. Ajudará também as mulheres defensoras dos direitos humanos a compreender por que são vítimas de certos tipos de violência e por que reagem de uma forma ou de outra quando enfrentam.

“Devemos começar com a crença de que a luta pela eliminação da violência de gênero em todas as suas manifestações deve primeiro envolver o trabalho em si mesma”, dizem as autoras. “Cuidar de nós mesmas, saber como nos defender e garantir, tanto quanto possível, que o que estamos lutando em nome das outras também é muito parte de nossas próprias vidas. Esses são os elementos-chave para fortalecer nossa luta e prosseguir nossa marcha”.

O manual tem seis capítulos:

- O primeiro capítulo, Reconhecendo quem eu sou, explora nossas condições sociais e a maneira pela qual definimos nossa percepção de nós mesmos como mulheres e como ativistas.
- O segundo capítulo, Reconhecendo a violência que enfrentamos, situa os diferentes tipos de violência vivenciados por mulheres e ativistas. Procuraram não só falar de formas reconhecíveis de violência de gênero para com as mulheres, mas também tocaram a violência que ocorre em espaços considerados não-violentos – inclusive as organizações de que fazem parte – ou formas de violência que não são Identificados como tal.
- O terceiro capítulo, Falta de autocuidado: uma forma de violência, explora os modos pelos quais a falta de autocuidado se traduz em violência auto-infligida na vida das mulheres activistas.
- O quarto capítulo, Otimizar nossas forças vitais, trata da questão do empoderamento das mulheres e da otimização das forças vitais e do autocuidado como elementos indispensáveis ​​para o empoderamento.
- O quinto capítulo, Autodefesa, explora alguns recursos para combater a violência em suas dimensões física, jurídica e psicológica.
- No sexto capítulo você encontrará uma seção sobre “Recursos” para desenhar em diferentes esferas da sua vida ou em situações de crise.

 
 

Já usei esse material em uma oficina, é muito bom! Obrigada pela versão em espanhol.

 
 

já foi traduzido pro português?

 
 

oi madariaga,
ainda não. vc tem vontade de fazer?

 
 

tenho sim.

 
 

Querem ajuda na tradução? Posso ajudar!

 
   

Bom, tô traduzindo já, pelas duas línguas, quem quiser somar, só mandar mensagem. :)