Oficina de Link WiFi - 10/10/2016

Oficina de Link WiFi

Agora vamos as antenas.

Vamos pegar algumas antenas que já tem o rádio configurado, mas a antena está desmontada.
Montamos as parábolas apertando parafusos, tem que ter um conjunto de chaves.
Temos antena e o que gera o sinal, que chamamos de ŕrádio, esses também são computadores que mandam e enviam sinal.
Como se fosse caixa de som (antena) e amplificador (rádio).
Vamos por partes. Uma coisa importante é que esse ráido que recebe e transmite tem um apotência que liga na antena, se ligar sem a antena ligada, ele vai tentar mandar uma energia e como não tem a antena para mandar, pode queimar. Equipamentos mais caros tem um detector para isso.
Ao colocar a base na antena, tem que ver onde encaixa certinho. para fica posicionado no local correto. para as outras coisas que vão encaixar com a furação.
Foi montado a parte central da antena (parabólica), Essa é a parte que capta e joga o sinal que vem do rádio. TEm uma capinha para proteger da chuva, e aperta dos lados para poder retirar essa capa, ela tem 2 portas, conectores para poder ligar 2 antenas. Tem antenas que tem 2 sinais horizontal e vertical, como se tivesse 2 antenas cada uma trabalhando com um desses sentidos.
Tem antenas que só tem uma porta e nesse caso você pode ligar 2 dessas antenas.
A antena que trabalha com vertical e horizontal trabalha dobrando os dados transmitindo, então depende do tipo de uso que vai dar se tiver 2 antenas só com um conector você pode ligar 2 antenas um para cada comunidade.
Temos um conector chamado pig tails que vai na antena e o outro que vai no rádio.
Aqui na antena eles vão dar a informação na saída dos conectores, v para vertical e h para horizontal. Se não lembrar qual é qual o iportante é manter no mesmo lugar. Os dois lados onde transmite e receb tem que ficar para mesma direção. Combinadno um com o outro senão não conversa.
No rádio tem CH0 e CH1, vamos fazer um padrão, no Kalunga o vertical sempre vai ser no canal 0. Se inverter vai funcionar meia boca ou não vai funcionar. Consegue conectar mas perde qualidade ou potência.
Escolheu como vai montar é só ligar o rádio, ele tem um local para pendura-lo.
Esse equipamento é delicado, não pode cair, não pode bater, não pode amassar a antena, tomar cuidado com os cabos.
Assim montamos as 2 antenas com seus respectivos rádios.
A potencia na antena se mede em decibel. Essa antena é 30 decibel (db). Cobre uma distância de 30 km.
Temos uma de 27 decibel que deve dar uns 15 km.
Se vc. tem uma antena que manda sinal para todos os lados ela vai pouco. Se você pega uma antena para um lado só, tem um ganho grande para a direção dela, ao invés de todos os lados.
Frequencia 5.8 Gigahertz são 5.800 bilhões de batidas por segundo. Muito muito rápido.
Onibus 1x por dia ou 10x por dia. A batida do coração é 60x por minuto. Levou um susto aumenta a frequencia para 120x por minuto.
O telefone, computador usa a frequência de 2.4 gigahertz então para não ter interferência usa uma outra frequência, e tem outros motivos técnicos para usar uma frequência maior ou menor. Só saber que esses equipamentos que ficam em cima da torre são alta frequência 5.8 gigahertz. O importante é saber que quando falamos de wifi é uma tecnologia que ligar um computador com outro. Aparelhos podem trabalhar em diferentes frequencias, sempre no wifi, mas quando vamos comprar equipamento para falar com as torres tem ue 5,8 gigahertz. São 2 frequências diferentes, uma em cima na torre e outra aqui embaixo para os equipamentos de uso pessoal.
Para colocar a capa do rádio, tem que por o cabo de lado, ele vai torcer, mas tem que dar uma arrumada, o rádio tem que ficar com a capa para cima para não entrar água.
O que vamos ligar na antena?
TEmos uma antena que vamos ligar na rede do espaço aqui.
Para ligar o roteador na antena (a parte de dados) você liga num aparelho, que junta a informação e a energia num mesmo caso. Vamos precisar ligar o aparelho (swith ou ruby) na bateria, e ligar todas as antenas da torre nele. Independente de onde estejam apontando, é como se fosse um benjamin de antenas. E vai ligar o cabo de rede do switch no rádio da antena, lá na torre, vamos colocar o switch numa caixinha, pois não foi feito para ficar na chuva.
Vai ter 1 switch por torre onde estão ligados todas as antenas.
Esse switch trabalha com 110 ou 12 volts. Como é corrente contínua DC temos o problema do positivo e negativo, então vamos olhar o desenho de entrada de energia, vemos que dentro do plug é positivo e fora do plug é negativo. Se inverter queimou, tem que estar com multimetro para fazer essa ligação. Ele tem outra função que é o bip, quando fecha o circuíto avisa. Nesse caso é usado para descobrir qual o negativo e positivo de um conector.
No caso interno positivo. externo negativo.
Curto circuito danifica equipamento e bateria, também o fio. Então tomar cuidado ao manipular, usar sempre isolante.
Agora testa a voltagem, interno e contínuo. Deu 26.
O switch aguenta de 12 a 30 então vamos ligar o switch. Ele tá carregando e ligando.
A antena recebe energia através desse cabo de rede saindo do switch.
Conectou a segunda antena no switch. Switch não diferencia tudo que tá ligado nele, na verdade é um roteador!