Já que as senhas são quase sempre o elo mais fraco da corrente em qualquer sistema de segurança onde são usadas, o primeiro passo para uma segurança melhor são práticas melhores na criação de senhas.
Coisas a evitar:¶
- Não escolha uma palavra do dicionário ou um nome próprio! Muitas vezes as senhas são fáceis de quebrar porque a maioria das pessoas escolhem uma senha que é uma variação de uma palavra no dicionário. Não existe coisa mais simples do que muitas palavras nas linguagens humanas: é trivial para um computador tentar todas elas! Isto inclui palavras que você substitui algumas letras por números. Por exemplo, “4MOR” é tão fácil de quebrar quanto “AMOR”.
- Não use a mesma senha para todas as suas contas. (precisamos inserir aqui dicas sobre ferramentas de administração de senhas). É melhor escrever suas senhas em algum lugar seguro do que usar a mesma em todos os lugares.
- Não se esqueça de mudar sua senha. Você deveria mudar sua senha pela menos uma vez por ano.
- Nunca conta sua senha para ninguém, principalmente se pedirem pra você.
Como criar uma senha que seja forte e fácil de lembrar:¶
Ela pode ficar bem forte mesmo. O truque é começar com múltiplas palavras das quais você possa se lembrar facilmente, convertê-las em não-palavras, e adicionar algumas letras maiúsculas e símbolos para dar sorte. Aqui estão algumas idéias:
- Se não é bom usar uma simples palavra de dicionário, múltiplas palavras podem criar uma ótima senha. Por exemplo: “9chuvAciranda”.
- Você pode misturar palavras de idiomas diferentes. Por exemplo, “amarelo!house”.
- Cria um acrônimo sem sentido de uma frase que você possa lembrar facilmente. Por exemplo, você pode transformar “A Revolução Não Será Televisionada” em “aRnST” ou, melhor ainda, “aRnST!4”.