exames bioquímicos vegans

a serem pedidos para avaliação nutricional

Exame
 
Colesterol total e frações
básico para acompanhamento
Glicemia Jejum
básico para acompanhamento
Ferritina Sérica
para verificar estoques de Ferro
Transferrina
para verificar estoques de Ferro
Creatinina
para verificar funcionamento renal
Gama GT
para verificar funcionamento hepático
Hemograma
anemia (global)
Homocisteína
verificar deficiência de B12/B9
Vitamina B12 sérica
verificar deficiência de B12/B9
Ácido metilmalônico
exame complementar para verificar o estoque de B12
Proteinas totais e frações
verificar “consumo” de proteínas
Vitamina D 25 OH
importante pro metabolismo dos ossos

 

Gratidão pelo compilado ! não tenho uma alimentação vegana , mas como muito pouco derivados de animais.
E a vitamina B12 sempre baixa bastante em mim …
Valeu

 
 

Olá,

@Filodendro, tem que tomar um pouco de cuidado com essa coisa da B12 – não tanto quanto alardeiam os anti-vegan, mas ainda sim há de olhar isso com atenção. Existem vários mitos e complicações em relação à origem e absorção da B12, então eu recomendo o excelente artigo do Eric Slywitch “Tudo (ou quase tudo) sobre a vitamina B12” Se você está com os níveis baixos há bastante tempo, eu recomendo tomar uma injeção de Citoneurin (a caixa vem com 6 ampolas, 3 de B12 e 3 de B1+B6, geralmente é algo R$10,00) e então passar à suplementação oral, via comprimidos (esse kit tem 270 comprimidos por R$67,80 + frete, são três potes, dá pra dividir com alguém). Existem estudos que apontam para uma diminuição na taxa de ferro biodisponível depois de muita suplementação injetável de B12, então é legal buscar a injetável só em emergências (que pena, pois é absurdamente mais barata). E, baseando-me no Slywitch (não lembro se essa informação está no artigo que recomendei acima), só absorvemos 1,5mg de B12 a cada 4-6 horas, e precisamos em média de 2,4mg por dia; assim, recomendo tomar meio comprimido de 100mg junto ao almoço, meio junto à janta, pra ser feliz e garantir toda a B12 necessária direto dos comprimidos, sem se preocupar de comer alimentos enriquecidos. Vale salientar, ainda, que a B12 é produzida por bactérias, e que não temos ela suficiente de uma alimentação vegan por conta da superhigienização de nossa sociedade. Um amigo uma época fez a dieta 80/10/10 (uma dieta de frutas e folhas cruas; 80% carboidratos, 10% proteínas e 10% gorduras) e estava com os níveis de B12 lindos sem suplementar – o almoço do cara eram 20 bananas, que não passavam por nenhum processo de pasteurização ou semelhante.

=]

 
 

achei muito massa a iniciativa e a divulgação aqui na rede social alternativa! gratx

 
 

subi o arquivo ele fica em colunas nao editei direito aki, o arquivo tá em doc porque me enviou assim (uma amiga nutricionista).

 
 

Para avaliação de intolerância à insulina e diabetes :

hemoglobina glicada, teste de tolerância a glicose e curva Glicemica.

Lembrando que quem tem ovários policisticos pode desenvolver assim como alimentação com excesso de carboidrato.

 
   

recomendo fazer todos os exames, imprimir e carregar na carteira. sabe como é né, sempre aparece aquela pessoa pra comentar sobre sua nutrição e saúde quando ouve a palavra veganismo.