Manual Subta para fazer livros

Conteúdo:

Introdução

Aqui vamos falar do nosso processo artesanal de fazer livros. Obviamente que não é tão artesanal assim, pois metade do que fazemos envolve o uso de um computador. Mas após a impressão, diferente do que se possa imaginar, a única máquina que usamos é uma mini-furadeira. Isso possibilita o uso dessas ideias para fazer outros materiais como zines, caderninhos, etc.

Vamos descrever cada parte do processo, colocando as soluções que descobrimos ou inventamos ao longo do tempo, e indicando quais objetos ou softwares são necessários para cada etapa. A página Softwares Livres para Editoras Independentes traz algumas opções interessantes também.

Então vambora!

1. Conseguindo material para imprimir

Tirando o caso de tu mesmx escrever um livro, tem muita coisa boa para reproduzir que já está no mundo. Com o intuito de promover o conhecimento livre, podemos ir numa biblioteca, num ponto de leitura, numa livraria, e pegar um livro impresso emprestado e escaneá-lo. Ou aproveitando os esforços já dispendidos, baixar as versões virtuais dos textos.

- Escanear: não há muito mistério aqui: tem que ter bastante paciência. É importante que a resolução das imagens captadas seja no mínimo de 300dpi. Abaixo disso, qualquer software vai se embananar na hora de transcrever. Acima disso, já é desperdício de espaço no disco duro. E obviamente, se não houver figuras coloridas, usar escala de cinza, que também reduz o peso final da imagem.

- baixar da internet: já existe milhares de pdf disponíveis para impressão. Em geral, não há nenhuma dificuldade com a maioria. Mas quando a gente quer fazer uma edição especial ou com outra diagramação, tamanho de página, etc., aí a coisa fica chata (falaremos mais sobre isso na próxima etapa). Sites tradicionais como scribd, 4shared, esnips, ficaram muito “burocráticos” depois da queda do megaupload.com e do btjunkie.org: é preciso cadastro integrado com rede social, dados pessoais, o diabo. Uma forma de contornar isso é usar o bugmenot.com (tem que ver se ainda funciona). Existem várias “contas públicas” para acessar vários sites que precisam de cadastro. Mas o melhor jeito mesmo é usar outras plataformas de armazenamento (ou cyberlockers) como o próprio we.riseup.net. Ou seja, que tal subirmos os materiais em servidores próprios ou, pelo menos, mais abertos? Além do que já está no subta, segue outras fontes:

2. Diagramação

Uma boa dica é esse livro.

3. Impressão

- Planilha da Subta para ordenamento de páginas para impressão
- PDFBookLet para windows

4. Encadernação

Sabemos fazer três tipos de encadernação (os nomes, inventamos):

5. Capa

Kit Subta

Eis o material necessário para fazer livros artesanalmente na Subta:

prensa da subta

.