Livro completo em EPUB

A história do corpo humano

Evolução, saúde e doença – Daniel E. Lieberman

Chefe do departamento de biologia evolutiva humana da Universidade Harvard e um dos cientistas mais respeitados da área, Daniel E. Lieberman conduz o leitor por uma fascinante viagem através da evolução humana − como foi seu passado, como é seu presente e como poderá ser seu futuro.

Bem-humorado e cientificamente rigoroso, Lieberman fornece as chaves para que possamos compreender melhor as transformações e adaptações essenciais vividas pelo corpo humano: o surgimento do bipedalismo; o desenvolvimento de um cérebro muito grande, com corpos maiores e capacidades únicas para cooperação e linguagem. E ensina que a evolução cultural difere da evolução biológica, mostrando que nossos corpos sofreram mais transformações durante as revoluções Agrígola e Industrial do que nos milhões de anos anteriores.

A história do corpo humano mostra também como os avanços do mundo moderno estão criando um paradoxo: se por um lado temos maior longevidade hoje, de outro estamos vivendo uma onda de doenças e males crônicas evitáveis – como obesidade, certos cânceres, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e renais, depressão e até mesmo miopia, dores lombares e pés chatos.

O autor conclui seu estudo afirmando que podemos mudar esse quadro com ajuda da teoria evolutiva e propõe caminhos para vidas mais saudáveis.

DANIEL E. LIEBERMAN é professor e chefe do Departamento de Biologia Evolutiva Humana da Universidade Harvard. Tem mais de cem artigos escritos, muitos deles publicados nas revistas Nature e Science, e seu trabalho e descobertas têm recebido ampla divulgação na mídia. É especialmente conhecido por suas pesquisas sobre a cabeça humana e a evolução da corrida − inclusive com pés descalços, da qual é praticante e defensor, o que lhe valeu o apelido de Professor Descalço.