Esta é nossa conta coletiva com um perfil privado em uma rede de sustentabilidade socioambiental estruturada para maior confiabilidade nas trocas de iniciativas gerais entre os colaboradores interessados em compartilhar conhecimentos em horários autorizados por meio de comentários e links. Quando elencados todos os itens e critérios do cronograma inicial de implantação da Horta SESC Bom Retiro e as espécies que utilizaremos, haverá anexa aqui uma planilha correspondente com etapas, prazos, datas, rodízios de participações e as fichas de cada escolha, apontando todas as suas características e necessidades básicas.

Esta página de controle da Horta SESC Bom Retiro vai ser compartilhada com o perfil permacultores com liberdade para postar dúvidas, informações, críticas e sugestões. Rascunhos sobre aprimoramentos do projeto e questionamentos de todos os recursos são muito bem vindos através desta interface coletiva aberta para colaboração voluntária a qualquer tempo. 

Iniciamos com este acesso à metodologia didático-pedagógica compartilhada para controle de critérios educacionais aplicados por meio de um projeto permacultural. A criação de uma horta urbana visando apoio e compartilhamento de experiências no desenvolvimento da infraestrutura permacultural do SESC Bom Retiro.



Equipe ETA SESC Bom Retiro 

Em caso de dúvidas mais sobre essa interface de rede escolhida:
riseup.net/pt/about-us,
riseup.net/pt/tos,
riseup.net/pt/privacy-policy

*Materiais necessários que podem eventualemente ser providenciados :

Mini rastelos. Mini espátulas. Mini pás. Borrifadores para rega. Faquinhas de serra. Sementes. Mudas. Barbantes. Espetos de bambu. Sombrite. Arame. Peneira. Vasilhames para colheita. Telas. Panos de prato. Luvas. Calhas. Mangueiras. Canos PVC. Torneiras . Regadores. Sementeiras. Vasilhames furados (baldes, vasos, bacias, floreiras…) Rastelos mini (eu prefiro os de plástico) Alicate de poda. Tesoura de poda. Rastelinho de horta. Pá pequena de horta. Pá média de horta. Estacas de bambu (servirão como apoio para tomateiros, boldo ou outras plantas que precisem de suporte para não envergar). Barbante. Terra adubada ou substrato e argila. Pedras (para forrar o fundo dos vasilhames, garantindo maior drenagem da água). Repelentes de pragas. Adubos orgânicos.