– O projeto que entrará como item 21 do livro,  SISTEMA BANCÁRIO 3000 – REFORMA E ATUALIZAÇÃO BANCÁRIA.  – Isto é um problema sério, como vimos em nossas pesquisas os bancos do século XXI estavam sendo acusados de estorquir as pessoas. -- Sim muitos os acusam de agir como agiotas oficiais !     –  Com a forma atual como essas instituições trabalham emprestando dinheiro as pessoas não têm como cobrir seus custos e precisam pedir mais empréstimos para complementar a renda,  se endividando com mais e mais juros extorsivos. 
– Qual a solução para isso? -- Porque os bancos não atuam como consultores financeiros identificando potenciais e ganhando sobre os lucros de seus clientes ao invés de ganhar com dívidas, tirando de quem não têm? -- Afinal se uma pessoa pede empréstimo é porque já tem menos do que precisa e não sabe gerir suas finanças. -- Os bancos passariam a atuar como sócios investidores de seus clientes? 

- Exato..Os ganhos dos bancos aumentaria exponencialmente e a taxa de inadimplência cairia muito, seria um invetimento em um neǵocio, em produtividade não um aluguel de dinheiro… - Se todos as pessoas pudessem ter os bancos como aliados para ajudar a criar e gerir seus negócios a economica de todo o mais creceria forte, o consumo aumentaria, a qualidade de vida, a confiança para investidores internacionais… — Mas e quem não têm empresa? – Pessoa física não empreendedora convicta paga suas dívidas crediticias totais com apenas 30% de sua receita liquida mensal dividas de modo que o valor percentual total seja dividido por seus credores para que os devedores não tenham seu salário ou lucro comido por juros compostos e parcelas fixas abusivas. – Entendi, os demais 70% serão usados para sobrevivência do devedor, pois morto de fome ou sem condições de suprir suas necessidade básicas ele não têm como trabalhar para pagar o resto da dívida…
– Nunca mais que isso se não ela passa necessidade, escrava da dívida para sobreviver… – Mas uma forma de fazer com que elas não precisem pedir empréstimo e ficar cheias de dividas é fazer com que elas tenham assessoria pública…
– Isso através de exigência de imposto de renda negativo aplicado para pessoas afastadas do trabalho por motivos médicos, licença saúde e maternidade, salário desemprego, auxílio-desemprego, qualquer aposentado ou criança. – Além é claro de pessoas que estejam com dificuldades financeiras a ponto de precisarem se endividar… – Antes de emprestar um valor para as pessoas os bancos devem saber quantas dívidas elas já possuem de modo a pegar uma parte dos 30%, e não só 30% do salário total que somado a outras dívidas passa do mínimo necessário para sua sobrevivência….
– E as empresas devedoras irão pagar apenas 30% também? – Empréstimos empresariais se tornarão ou serão convertidas em investimento dos bancos e dividas se tornam ações que os bancos compraram.
– O que acontece se os bancos se tornarem sócios das empresas? – Ao invés de ganharem pelo endividamento de pessoas e empresas, prejudicando a economia do país ao gerar desemprego, fome e menor oferta de produtos e serviços, os bancos sabendo o que as empresas e pessoas ganham pois elas terão conta no próprio, não irão cobrar mais do que elas podem pagar e vão em parceria com o Instituições Públicas de Apoio Financeiro ou IPAFs atuar como incentivadores da saúde financeira, não como doença.
– Mas, se a pessoa ganhar um salário mínimo por exemplo que mal dá para viver e pegar um empréstimo que ainda não cubra todas as suas necessidades elas vão continuar vivendo como escravas do século XXI trabalhando para pagar dívidas e subviver… – Quando uma pessoa ou empresa for pedir empréstimo ao banco, ficará comprovado que está está tendo dificuldades para gerir seu dinheiro e bancar suas contas, o que ganha não é suficiente… – Dívidas para pagar necessidades básicas, que o governo deveria garantir gera quebra de orçamentos familiares e é uma das principais causas das empresas falirem… – Será verdade o que se diz na Grande Rede Humana que todos os países do mundo estão com dívidas bancárias maiores que o PIB ou valor do que produzem? – De qualquer forma, para rico ou pobre…

– Quem empresta dinheiro precisa se responsabilizar de que o devedor terá como pagar suas dívidas. – Como os bancos podem ajudar as pessoas a manterem sua saúde financeira? – Se as pessoas quiserem pagar suas dívidas saindo da estagnação creditícia elas podem empreender com aulas de empreendedorismo de qualidade passando por uma sabatina de qualificação e capacitação empreendedora para migrar suas dívidas pessoais para ações de seus empreendimento sem dispor de novos recursos, tendo investimento inicial dos bancos ao invés de empréstimo…. – Material este produzido numa parceria entre os principais e mais bem qualificados órgãos acadêmicos privados e públicos da área de gestão, finanças e contabilidade. – Deste modo estas empresas que estão começando, micro, pequenas ou médias também possam ter seu espaço garantido no mercado…
– Bancos funcionarão como incubadoras de projetos empresariais inovadores? – Sim e como formadora de Capital Inicial, sem cobrar nada por isso de quem não pode pagar por estar começando apenas através de porcentagem de até 10% dos lucros obtidos pelo negócio incentivados… – E como as pessoas poderão fazer planos, estratégias empresariais promissoras a longo prazo, garantindo que os bancos não vão perder dinheiro mas sim ganhar o que investiram e as pessoas terão como pagar?
– Quando qualquer pessoas aparecer querendo se endividar ou vender mais ações do que têm ao banco este deverá notificar imediatamente as Entidades Públicas de Apoio Financeiro ou EPAFs que dão suporte financeiro as pessoas, mandando a identificação do cidadão pessoa física ou jurídica necessitada, que devera receber, imposto negativo que cubra todas as suas necessidades além de informações sobre oportunidades de trabalho – Contratos… – Ou vagas de emprego, no caso de não empreendedores convictos.. – Outra parceria público privada entre empresas de RH e EPAFs ou governo. – E as dívidas do governo? – Serão tratadas como ações empresariais a serem descontadas dos lucros das estatais… – Esperá, os bancos terão cotas de empresas do governo, do povo? –Já é assim atualmente sabe-se que Banco Centrais de alguns países são mais privados que públicos…

– E se o patrimônio liquido público, do tesouro nacional, está negativo temos mais dívidas que lucro e todo dinheiro é de quem emprestou, dos bancos…. – Sei o juros vai aumentando, aumentando até que a dívida se torna impagável, e se houver mais dívida que dinheiro circulando? – Como isso influência na inflação?

– Querem suas dívidas para que dependa financeiramente deles, não querem te ajudar a controlar suas dividas, menos um agiota e mais assessoria financeira o banco se torna investidor parceiro tendo retorno ao ajudar pessoas que irão passar a empreender e vender suas cotas para ter investimento inicial. – Os bancos são vilões? – Ninguém quer prender, espancar ou falir os bancários como os comunistas do passado iriam adorar fazer caso não de associassem com eles, trata-se de uma forma de sanar o mercado financeiro e as economias publicas, pessoais e governamentais com uma vacina anti-predatória. – Os bancos devem ser o oposto de agiotas que não estão nem ai se seus devedores vão ter de onde tirar recursos para pagar suas contas, já que o serviço bancário é legal deve favorecer a melhoria na vida das pessoas e empresas que pedem empréstimo para melhor sua condição não para pior ou ficar na mesma… – Capitalismo para todos, isso é livre mercado? – Mas isso não seria comunismo? – Não isso é democracia… – Complementando.. isso é Democracia Capitalista… — Isso só tẽm como dar certo se o governo permitir e regular tais mudanças. — Fato mas se os bancos aderirem e demonstrarem que isso será positivo para todo o país isso somado a pressão popular fará o governo ter dificuldades em negar esse mecanismo de progresso .

- Os bancos são especialistas em identificar potenciais de investimento e seus eventuais riscos, como provar para essas instituições financeiras e órgãos reguladores que aderir a esse projeto dará mais ganhos financeiros e credibilidade ao próprios banco? - Por meio de cálculos. Quais as taxas cobradas hoje para cada tipo de empréstimo?Qual a taxa de inadimplência dos bancos? Qual o valor máximo da diferença entre os juros que uma instituição bancária paga ao captar dinheiro dos seus credores e as taxas que a mesma cobra ao emprestar esse capital para terceiros? - Você quer sabe o valor do Spread no Brasil?
-
Exato. — Como calcular o valor do Spread no Brasil? — É a diferença entre a soma de todas as taxas cobradas pra os clientes por todos os tipos de empréstimos realizados e a soma de todas as taxas de juros de rendimentos que os investidores e poupadores recebem do banco.