Estas páginas de segurança contêm um monte de conversa fiada sobre encriptação. Basicamente, contudo, toda essa cripto-alquimia vai ser totalmente inútil se você tiver um comportamento inseguro. Alguns poucos treinos farão você ir mais além aumentando sua segurança.

Salve o mundo com senhas melhores

[insert pt-senhas-boas]

Como rir da cara de quem quer enganar você

inserir aqui links para a página de golpes.

Mantenha seu software atualizado

insira aqui dicas de como fazer isso.

Seja cuidadoso com computadores compartilhados

Desconectar (logout): tenha certeza de que você sempre se desconecta após usar seu email. Isso é muito importante, e muito fácil de fazer. Quando você utiliza um computador público, é mais importante ainda. Nunca deixe seu computador desbloqueado e sem ninguém.

Evite computadores públicos: isso pode ser difícil. Se você usa um computador público, considere mudar suas senhas frequentemente ou usar o teclado virtual (se você usa email do riseup.net).

Se você compartilha um computador com amigos, crie múltiplas contas (logins) que manterão as configurações de usuário separadas. Você deve habilitar essa característica, e desconectar ou bloquear o computador quando ele não estiver em uso.

Sinta o amor de software livre e de código aberto

Por que você deveria usar GNU/Linux e não Windows ou Mac OS? Existem inúmeras razões. Uma das maiores é que a grande quantidade de vírus, cavalos-de-troia, programas que exploram vulnerabilidades e falhas de segurança, invasão governamental, e outros problemas fizeram estes últimos muito difíceis de se confiar, especialmente porque não são a oportunidade de olhar sob a interface para ver se o que está acontecendo está certo. Usar softwares proprietários e de código fechado implica que você confia sua informação privada a uma corporação cujo único foco é lucrar, não manter a segurança de suas informações, e cujos métodos você não pode avaliar.

OS X sofre de problemas similares ao do windows. Embora seja baseado em Unix (assim como o Linux), uma grande quantidade do código fonte sistema operacional não é aberto e assim não disponível para uma análise de outras pessoas. Sua crescente popularidade vem resultando no aumento do número de vírus e falhas (apesar de ainda bem menor do que no windows) e sua cultura corporativa de autoritarismo é refletida na estrutura do sistema operacional. O OS X também inclui a “característica” embutida de ativar remotamente uma webcam que, como uma característica independente do sistema operacional, mostrou-se usada para outros fins.

O GNU/Linux, contudo, é composto primariamente (e quase que exclusivamente) de software cujo código fonte pode ser obtido e analisado por qualquer pessoa, foi feito por uma comunidade de pessoas por anos. Sua história registra poucos vírus e falhas no nível de usuário. O Linux também é um sistema operacional fácil de usar que pode rodar em hardwares antigos, o que torna esse nível de segurança acessível ao indivíduo médio.