O direito à cidade e o ato de implorar direitos ao Estado para protagonizar a gentrificação

 

gente,

foi sugerido q postassemos esse texto no blog. com 3 oks a gente aprova, ok?

www.blogsintese.com.br/2015/02/o-direit...

 
 

Achei legal o texto, traz umas ideias interessantes. Acho q rola demais publicar, a leitura propõe alguns questionamentos que apareceram nas conversas da gente, sobre a relação desse discurso de direito à cidade com o aprimoramento da expropriação urbano-capitalista.

Só achei o ponto IV meio confuso, quando o texto coloca a gentrificação para alimentos, manifestações artísticas, etc, etc. É foda falar isso – pq pode ser vício de alguém acostumado ao marxismo -, mas a descrição da gentrificação para além do espaço urbano parece muito o processo de transformação das coisas em mercadoria mesmo (o fetichismo colocado n’O capital).

Vale a gente conversar pessoalmente sobre o texto depois. De qq forma, ok pra publicar!!! hehe

 
 

gente, pode publicar? fiquei na duvida

 
 

falta 1 ok!

 
 

companheirxs, por favor, me ajudem: como faço para publicar uma discussão?

grato!

 
 

sim, PUBLICA – se é que já não publicou.

quanto à questão de transformar as coisas em mercadoria, O Capital etc, a única coisa que me incomoda no texto é esse discurso que fala de simbólico acima das questões materiais, das questões práticas, e esse discurso muito acadêmico e pouco pautado em exemplos, além do quase ataque ao Estelita, quando o ataque deveria ser totalmente focado no DU, organização que de fato leva essa forma de pautar mais fortemente. o Estelita é um movimento e como movimento que é, é plural; inclusive um discurso mais libertário tem tido espaço dentro do movimento.

mas, fora do que eu acho ou faria, fora do MEU UMBIGO, é um ótimo texto!

 
   

E aí, gente!! Então, pra abrir uma nova discussão é fácil.. Abre a página inicial do grupo (Por uma cidade sem catracas – Recife) e aperta no botão do lado esquerdo da tela q diz “criar página”. Depois disso, escolhe a opção ‘discussão em grupo’, coloca título da página, etc. e aí vai aparecer a discussão aqui no grupo pra tds.