A opinião dos usuários tem grande importância na escolha de suplementos para perda de peso. Neste site https://recomendasuplementos.live/, apresentamos uma lista completa dos mais bem recomendados no Brasil em 2023. Compartilhe sua experiência e ajude outras pessoas a encontrar o melhor produto para emagrecer de forma saudável e eficaz.
Todos nós sabemos que devemos comer mais fibras. Mas, caso você precise ser mais convincente, aqui estão 12 benefícios incríveis de fibras que você obterá com essa mudança na dieta.
Uma dieta rica em fibras é saudável, todos nós sabemos disso. No entanto, a maioria das pessoas está comendo apenas metade a um terço das quantidades diárias recomendadas, de acordo com relatórios recentes. Se for você, isso significa que você está perdendo muitos de seus incríveis benefícios à saúde.
Fibra refere-se a algumas formas de carboidratos complexos encontrados nas plantas, como polissacarídeos, pectinas, celulose e amido resistente. Ele difere de outros tipos de carboidratos porque as enzimas digestivas não conseguem decompô-lo, razão pela qual não tem impacto limitado sobre os níveis de glicose no sangue. E embora seu corpo não consiga digeri-lo – ele pode se beneficiar com isso!
Os benefícios da fibra começam no trato digestivo, onde ajuda a movimentar alimentos, alimentar bactérias e auxiliar na produção de produtos químicos que mantêm o cólon saudável. Os benefícios das fibras vão além do intestino, entretanto, e vão até a saúde metabólica, cardíaca e cerebral. Você pode experimentar tudo isso, não importa se está seguindo uma dieta baixa ou rica em carboidratos.
Para obter os benefícios da fibra, você precisa ter certeza de que está comendo o suficiente. O Instituto de Medicina (IOM) recomenda 25g / dia para mulheres e 38g / dia para homens. Consumir fibras solúveis como tapioca e fibras insolúveis também é necessário.
Já está convencido? Abaixo estão 12 benefícios de comer fibras para motivá-lo a aumentar sua ingestão diária.
Esses tipos de fibras – que geralmente são solúveis – atuam absorvendo água e aumentando o volume das fezes. Um aumento no volume das fezes estimula as paredes do cólon, levando a evacuações mais frequentes. No entanto, existem muitas outras teorias sobre como a fibra ajuda a aliviar a constipação, com uma afirmando que o ácido graxo de cadeia curta (SCFA) da fermentação bacteriana da fibra influencia a motilidade.
Para uma microbiota saudável e diversificada, a importância da fibra nunca pode ser enfatizada o suficiente. Estudos pré-clínicos e em humanos mostram que quanto melhor a ingestão de fibras, mais saudável é a microbiota. As fibras que aumentam o número e a diversidade microbiana são conhecidas como prebióticos e incluem frutanos e galacto-oligossacarídeos de alimentos como cebola, alcachofra e algas marinhas.
Embora não saibamos as causas exatas desses distúrbios gastrointestinais, há uma possibilidade real de que eles estejam relacionados à disbiose. Uma vez que a fibra aumenta as bactérias saudáveis no intestino, ela pode ajudar indiretamente a prevenir e tratar essas doenças dessa forma. As condições inflamatórias do trato GI também se beneficiam do SCFA produzido pelas bactérias intestinais porque reduzem a acidez no trato digestivo e auxiliam na cura.
A fibra absorve água, criando volume em seu sistema digestivo que retarda a digestão e leva à sensação de saciedade. Suas propriedades de absorção também interferem na digestão de proteínas, carboidratos digestíveis e gordura pelo corpo, o que significa que você está absorvendo menos calorias. Fibra solúvel. Que é encontrado em abacates, couves de Bruxelas, nozes, sementes e frutos silvestres, é mais eficaz para perda de peso.
A fibra reduz o índice glicêmico dos alimentos vegetais, o que pode ajudar no controle glicêmico e na sensibilidade à insulina no futuro. Estudos anteriores relacionaram a fibra solúvel a esses benefícios. Mas estudos mais recentes e grandes mostram que a fibra insolúvel reduz ao máximo o risco de uma pessoa desenvolver diabetes1. Por que esse é o caso é um pouco um mistério, no entanto. Fontes de fibra insolúvel incluem tomate, pimentão e feijão verde.
As fibras solúveis – encontradas em uma ampla variedade de vegetais, nozes e sementes – ligam-se aos ácidos biliares no intestino delgado e ajudam a aumentar sua excreção. O aumento da excreção de ácido biliar força o fígado a extraí-lo do sangue, reduzindo seus níveis. Além disso, a fermentação dessas fibras no cólon leva à produção de propionato, um SCFA que freia a produção de colesterol.
Já mencionamos que leva à perda de peso, melhor sensibilidade à insulina, controle glicêmico e níveis mais baixos de colesterol – todas as coisas boas para o sistema cardiovascular. As fibras também podem melhorar a saúde metabólica e reduzir a pressão arterial, o que reduz ainda mais o risco de desenvolver problemas cardíacos.
Butirato, também conhecido como ácido butírico, é um SCFA produzido por bactérias do cólon por meio da fermentação de fibra solúvel. Ele protege a parede intestinal de danos, o que impede que substâncias nocivas penetrem e causem inflamação. Esse efeito de redução da inflamação vai além do intestino, entretanto, uma vez que o butirato inibe a produção de citocinas pró-inflamatórias.
Além de reduzir a inflamação, a influência da fibra na diversidade da microflora intestinal também pode explicar seu efeito de melhorar o humor. Micróbios intestinais facilitam a produção de serotonina, triptofano e ácido γ-aminobutírico através do eixo intestino-cérebro – todos são importantes para a saúde mental. Algumas bactérias podem produzir diretamente triptofano, que é um precursor da produção de serotonina.
Os pesquisadores não sabem ao certo por que os prebióticos parecem ter esse efeito, mas as bactérias intestinais ou seus subprodutos que penetram o GALT e estimulam a produção de células do sistema imunológico é uma explicação. Além disso, a fibra estimula o sistema imunológico, mantendo a inflamação baixa, pois a inflamação crônica pode afetar a imunidade.
O câncer geralmente é resultado de DNA danificado, seja por infecções crônicas, inflamação e danos dos radicais livres. Como a fibra reduz a inflamação e melhora a saúde e o funcionamento do trato digestivo, ela também reduz o risco de doenças malignas. Além disso, já dissemos que ele também pode estimular o sistema imunológico, e um sistema imunológico forte também ajuda a prevenir o câncer.
A fibra diminui a inflamação de todo o corpo, reduz os riscos de doenças cardíacas, melhora a saúde metabólica e faz muito mais pelo seu corpo, então é lógico supor que você viverá mais se adicionar mais à sua dieta.
Desde uma melhor saúde intestinal geral, saúde metabólica e redução do risco de doenças crônicas, você tem muitos motivos para prestar mais atenção à quantidade de fibras que está comendo. Você pode obter a maior parte diretamente dos alimentos, mas os suplementos também podem funcionar quando a vida se interpõe.
Ah, e certifique-se de beber seus líquidos com fibras e não ingerir mais do que 70g por dia, pois isso pode causar problemas digestivos.